Primeiro dia de trabalho: como se comportar

Primeiro dia de trabalho: como se comportar

Primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho, tanto pra estagiários quanto para jovens aprendizes, é um momento muito inesquecível e é normal ficar nervoso. Por ser um ambiente novo, com novas pessoas, na qual você terá novas atividades, terá que arcar com as novas responsabilidades da empresa, etc. Por isso nós separamos algumas dicas para você arrasar no seu primeiro dia de trabalho:

Demonstre interesse no primeiro dia

Demonstrar interesse é um ponto muito importante. Isso mostra que você não está naquele ambiente somente por obrigação, mas sim, também para aprender novas técnicas e crescer profissionalmente. Aprender na prática como é o ambiente de trabalho e se familiarizar com a empresa é muito importante.

Conheça a empresa na qual vai trabalhar

Ter conhecimento da empresa na qual você irá trabalhar é essencial. Pesquise sobre a empresa, conheça a área na qual ela atua, sua missão, visão e valores, etc.

Outro ponto que também é importante no primeiro dia é observar a empresa. Observar a forma como os funcionários trabalham, como é a rotina de cada um para assim, você ter uma melhor adaptação.

Seja pontual no trabalho

Tanto no primeiro dia de trabalho, quanto em todos os outros, evite chegar atrasado. Isso pode passar uma imagem ruim, como uma pessoa sem comprometimento com o trabalho.

Cuidado com a linguagem verbal

Evite falar gírias e palavrões no ambiente de trabalho. Isso pode te prejudicar profissionalmente, e com isso aparentar ser uma pessoa mal educada e sem profissionalismo.

Não se compare

Por ser seu primeiro dia de trabalho, as vezes você pode se sentir inferior aos outros por não saber realizar determinadas funções. Por isso, não se compare. Todos estão ali para aprender.

Pergunte

A última dica é não ter vergonha de tirar suas dúvidas com seu chefe, superior ou colegas de trabalho. Perguntando as atividades e tarefas que não sabe realizar irá aprender muitas coisas novas, então deixe a vergonha de lado.

Leave a Reply