Como fazer um bom home office?

Como fazer um bom home office?

O Home Office vem sendo uma modalidade de trabalho cada vez mais comum atualmente, principalmente pelo avanço da tecnologia e pela pandemia mundial que estamos passando. Mas trabalhar em home office é uma dificuldade para muitas pessoas pelas distrações de casa e também pela falta de foco e disciplina.

O trabalho home office possuí tanto pontos positivos quanto pontos negativos. Como pontos positivos podemos citar:

  • Economia por conta do transporte, seja carro ou transportes públicos, e também diminuição dos custos de alimentação.
  • Economia de tempo de trânsito.
  • Você mesmo pode gerenciar seus horários de trabalho, desde que faça o trabalho no tempo estabelecido.

Porém, esse modo de trabalho tem seus pontos negativos também, como:

  • distrações, como por exemplo visitas em casa, animais de estimação, ou até mesmo o conforto de sua cama.
  • falta de foco e disciplina.

Por isso separamos algumas dicas para você conseguir ser mais produtivo e fazer um bom home office:

Lugar adequado para o home office

Se possível tenha um ambiente adequado para exercer seu trabalho, que não tenha muitas distrações por perto, seja um lugar iluminado e silencioso. Nunca trabalhe na cama ou no sofá, e sempre opte por cadeiras confortáveis para não prejudicar sua coluna.

Boa conexão com a Internet

A Internet é o principal fator para seu trabalho home office dar certo, portanto invista em uma conexão de qualidade, rápida e que não fique caindo, ou seja, seja estável.

Planejamento

Faça uma lista no dia anterior com tudo que você precisa fazer no dia seguinte por ordem de prioridade, isso te dará mais organização e será muito mais produtivo. Uma dica é utilizar algum aplicativo de organização, como por exemplo o Google Agenda ou até mesmo o bloco de notas do seu celular, isso facilitará muito suas tarefas no dia a dia.

Tenha horários definidos

Tenha uma rotina de horários como se você trabalhasse presencialmente em uma empresa, ou seja, horário para entrar, pausa para o almoço, intervalos e horário para parar. Definindo esse horários seu rendimento será muito maior e evitará problemas como, deixar as coisas para última hora ou ficar muito exausto no dia a dia.

Faça intervalos

Para você evitar ficar desgastado de tanto trabalhar, faça pausas de tempos em tempos. O ideal é fazer as atividades da empresa por no máximo 2 horas e depois dar uma pausa de 15 minutos. Portanto, tome cuidado para não cair na tentação e procrastinar e nessa pausa não voltar mais pro trabalho. Procure nesse intervalo tomar um café ou água, esticar as pernas ou comer alguma coisa e evite entrar nas redes sociais nesse momento.

Confira também as nossas dicas sobre “Como passar em uma entrevista de emprego

 

Publicado em Maio/2020, por Larissa Munhoz

Leave a Reply