Como contratar estagiários PcD?

Como contratar estagiários PcD?

Contratação de estagiários PcD

A inclusão de pessoas que possuem algum tipo de deficiência no mercado de trabalho ainda é uma grande dúvida, tanto para as empresas quanto para os próprios candidatos. Consequentemente, precisamos que esse tipo de inclusão seja visto com outro olhar, já que pessoas com deficiência não são menos capazes que as outras. Por isso vamos entender como funciona a contratação de estagiários PcD para ingressar no mercado de trabalho:

Lei de Cotas

Primeiramente, a lei de cotas foi criada em 1991, com a finalidade da maior inclusão deficientes no mercado de trabalho. Nessa lei, de 2% a 5% das vagas nas empresas são destinadas a pessoas portadoras de:

  • deficiência habilitada (pessoas que estão habilitadas a exercer a função)
  • beneficiários reabilitados (pessoas que estão em momento de reintegração no mercado de trabalho)

A partir deste momento, daremos 4 dicas imperdíveis de como contratar um estagiário PcD:

1. Processo seletivo com adaptações necessárias

Tenha disponível formatos alternativos para o recrutamento, como por exemplo, adaptações em braille, letras grandes, e se for necessário uma interprete de libras para os deficientes auditivos, que é algo muito importante para a contratação de estagiários PcD, caso essa for a deficiência do candidato. Além disso, tenha garantia de que durante o trabalho o ambiente também será adaptado, como por exemplo, rampas para os cadeirantes.

2. Seja claro e objetivo sobre a vaga

Deixe claro qual será o local de trabalho, suas obrigações e cargos que assumirá na empresa, para saber se o candidato está apto para a realização desse estágio.

3. Entrevista

Para isso, prepare-se antecipadamente para a entrevista, aprendendo antes qual é a deficiência do candidato que será entrevistado entendendo também quais são as limitações do mesmo. Isso é muito importante para a contratação de estagiários PcD.

4. Evite perguntas indesejadas

Evite fazer perguntas de cunho inadequado perguntando a natureza de sua deficiência, por exemplo. Seja muito cuidadoso com os usos da palavras, pois depende da forma que a frase é abordada pode causar um certo constrangimento ao candidato.

 

Veja também como passar em uma entrevista de emprego clicando aqui

Publicado em Maio/2020 por Larissa Munhoz

 

Leave a Reply