A Lei 10.097/2000 estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes.
O contrato pode durar até dois anos, período em que o jovem participa de uma formação teórica e prática, dividida entre uma instituição como o IBREA e a empresa contratante. Durante esse tempo, o aprendiz desenvolve competências profissionais, sociais e humanas para iniciar sua jornada no mundo do trabalho.
A aprendizagem é uma porta de entrada para o primeiro emprego, aliando oportunidade, inclusão social e formação de qualidade. Para o jovem, é a chance de conquistar experiência, renda e qualificação. Para as empresas, é a possibilidade de contribuir para a formação de novos talentos, promovendo responsabilidade social e alinhamento com os valores da sua organização
Quer saber mais?
Acesse o Manual da Aprendizagem do MTE e entenda todos os detalhes da legislação que regulamenta o programa.
O IBREA identifica e prepara jovens de 14 a 24 anos, prontos para contribuir com a sua empresa.
Realizamos uma seleção personalizada, conectando talentos com o perfil ideal para o seu negócio — alinhando competências, valores e cultura organizacional.
Contrate com segurança, reduza o turnover e forme os profissionais do futuro com o apoio de quem entende de aprendizagem.
Com anos de muita dedicação ao mercado, o IBREA seleciona dezenas de vagas anualmente, garantindo para empresas um pipeline de talentos e para os jovens a chance de desenvolvimento profissional.
Acreditamos que as pessoas são o fator mais importante de qualquer organização. Por isso, recrutar, selecionar, reter e desenvolver talentos é a nossa prioridade.